QUIROPRAXIA

Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), a Quiropraxia é uma profissão da saúde que lida com o diagnostico, tratamento e a prevenção das desordens do sistema neuro-músculo-esquelético e dos efeitos destas desordens na saúde em geral. Há uma ênfase em técnicas manuais, incluindo o ajuste e/ou a manipulação articular, com um enfoque particular nas subluxações.

 

Hipoteticamente, conseqüências neurofisiológicas significativas podem ocorrer como resultado de distúrbios funcionais mecânicos da coluna vertebral, descritos pelos quiropraxistas através do termo subluxação ou complexo de subluxação.

O exercício da Quiropraxia enfatiza o tratamento conservador do sistema neuro-músculo-esquelético, sem o uso de medicamentos e procedimentos cirúrgicos. Causas e conseqüências biopsicossociais também são fatores significativos na abordagem do paciente.

Quais os principais problemas tratados pela Quiropraxia?


Dores na coluna lombar
Hérnia de disco e dor ciática
Dores no pescoço
Dores de cabeça
Dores e tensão muscular
Problemas nas articulações do ombro, cotovelo, punho, joelho, tornozelo
Restrições à movimentações
DORT/LER

 

Como é feito o tratamento?


O tratamento é feito com dois objetivos: corrigir e prevenir problemas articulares. Tendo sido feito o diagnóstico, é definido um plano de tratamento apropriado a cada condição. Existem diversas técnicas que foram desenvolvidas para restaurar a movimentação articular. O ajustamento, quando indicado, é muito específico e indolor. Com isto, normalmente, observa-se uma diminuição importante da dor, relaxamento muscular, aumento da mobilidade e restauração da função articular. Técnicas específicas para o tratamento das alterações musculares, como Trigger Points (ou "pontos gatilhos") podem ser empregadas.

Qual a importância dos exercícios e das orientações posturais?
A prevenção é uma parte muito importante do tratamento e permanecer em atividade é importante para pessoas com dores e problemas de coluna. Durante o tratamento, serão dadas orientações para exercícios específicos e de reabilitação, assim como instruções para corrigir e manter uma boa postura.

 

Como é a Quiropraxia internacionalmente?


Nos países onde a quiropraxia é regulamentada, como Estados Unidos, Canadá e vários países da Comunidade Européia e da Ásia ela é integrada aos sistemas nacionais de saúde. A Federação Mundial de Quiropraxia, (World Federation of Chiropractic - WFC), reconhecida e filiada a Organização Mundial de Saúde (OMS), é a organização que representa a Quiropraxia internacionalmente. Há cerca de 90000 quiropraxistas em todo o mundo dos quais cerca de 65000 encontram-se nos Estados Unidos.